Cadastro COHAB SP – Minha Casa Minha Vida Inscrições

O Sonho de todo brasileiro é ter um lugar para chamar de seu. Se você mora em São Paulo e tem uma renda familiar até R$ 1.600,00 vale dar uma conferida nos imóveis disponibilizados pela Cohab paulista.

Se você mora na cidade de São Paulo já deve conhecer a COHAB, de qualquer forma vale lembrar que os imóveis fornecidos pela COHAB não são gratuitos, de forma alguma. A Cohab SP é um programa habitacional que visa construir e comercializar imóveis com fim social.

As unidades da Cohab são financiadas pela Caixa Econômica federal dentro dos planos habitacionais do governo. Hoje em dia a Cohab SP esta enquadrada dentro do programa do governo federal minha casa minha vida que financia imóveis novos e usados para famílias de baixa renda.

Cohab SP

Cohab SP. Imagem:Divulgação

Os planos e juros do plano minha casa minha vida podem variar em função da renda, comprometimento do financiamento em relação a renda e também do valor do imóvel que esta sendo financiado.

Para que você possa ter acesso a um apartamento do conjunto habitacional de São Paulo você devera se inscrever no programa, aguardar o lançamento e sorteio das unidades. O cadastramento pode ser encaminhado através do site da COHAB.

Cadastro COHAB SP

A inscrição no programa habitacional não é cobrada, não existem taxas para se candidatar ao sistema habitacional e concorrer a uma das unidades disponibilizadas pela Cohab.

Acesse o site da COHAB SP e efetue seu cadastro.
http://servicos.cohab.sp.gov.br/demanda/instrucoes_.htm

Se você quer se candidatar a uma das unidades é importante lembrar que deve estar com uma boa situação cadastral, sem pendencias nos órgãos de restrição de crédito, como SPC/SERASA. Após o sorteio das unidades os candidatos deverão comprovar através de certidões que estão aptos, sem pendencias para aderir a linha de crédito na Caixa Econômica Federal.

Caso você não consiga comprovar renda e uma boa situação cadastral ira perder a chance.

Acesse o site da Cohab SP e tire todas as duvidas quanto ao sistema habitacional e a Cohab SP.

A Companhia de Habitação Popular Habitacional (Cohab) trata-se de uma sociedade de economia mista, sendo que tem como acionista majoritário as Prefeituras associadas. Essa instituição funciona como algo que ajuda as pessoas a terem acesso a sua casa própria por meio de financiamentos de baixo custo para adesão.

Como ser um Beneficiário da COHAB?

Cada COHAB age de uma forma quando o assunto é o atendimento, sendo que isso pode variar de acordo com a cidade aonde você mora. A COHAB de São Paulo, por exemplo, realiza o atendimento somente com horário marcado e a pessoa precisa agendar por meio do telefone de atendimento que é o (11) 32267900. O atendimento acontece de segunda a sexta das 8h30 às 16h.

Como fazer cadastro na COHAB São Paulo?

O cadastro na COHAB de São Paulo deve acontecer da seguinte forma:

1 – Primeiramente a pessoa precisa fazer a sua inscrição na Demanda Habitacional Oficial do Município de São Paulo. Clique aqui para fazer o preenchimento do seu cadastro na COHAB.

2 – Também é possível fazer a sua inscrição na demanda específica da PPP, que é voltada especificamente para quem precisa fazer a adesão de apartamentos na região central da cidade de São Paulo. Nesse caso, clique aqui para ter mais informações e fazer a sua inscrição.

Cadastro COHAB SP - Minha Casa Minha Vida Inscrições

Cadastro COHAB SP – Minha Casa Minha Vida Inscrições. Imagem:Divulgação

Como Emitir a Segunda Via de Prestação da COHAB?

Para imprimir a segunda via de prestação da COHAB de São Paulo é necessário que você clique aqui. Você será direcionado a outra página aonde é só fazer o preenchimento dos dados solicitados, como por exemplo, os dados do contrato e os caracteres da imagem que aparecerá no campo indicado na página.

Serviços Online COHAB São Paulo

A COHAB de São Paulo com a intenção de agilizar o seu atendimento criou muitos serviços online. Por meio da internet as pessoas conseguem tirar dúvidas e solucionar problemas que antes não conseguiria solucionar.

Para poder acessar os serviços online da COHAB você deve fazer a solicitação da sua senha e login. Clique aqui e confira como conseguir essas informações e quais serviços online que a COHAB oferece.

Confira quem chefia a COHAB de São Paulo:

Diretoria Atual do Cohab

* Diretor Presidente: Geraldo Juncal Junior
* Diretor Administrativo: Manoel Victor Gomes Figueiredo
* Diretor Comercial e Social: Maria Cecília Levy Piza Fontes
* Diretor Financeiro: José Jacques Namur Yazbek
* Diretor Técnico: Celso Aparecido Sampaio
* Diretor de Patrimônio: Miguel Reis Afonso
* Diretor de Participação: Leocir Cezar Porto

Chefe do Gabinete da Presidência

* Marco Antonio Villela

Assessoria da Presidência

* Gabriel Ismael Folgado Blanco
* Mozart Morais Filho
* Renata Milanesi
* Wagner Germano

Quais Imóveis Posso Conseguir com a COHAB?

A COHAB destina ajuda no financiamento de imóveis de baixa renda para pessoas que não tem casa própria e que precisam de uma moradia. Não pode ter nenhum imóvel em seu nome se quiser fazer parte da listagem de pessoas que querem um imóvel para morar através do sistema da COHAB.

Geralmente, esses imóveis são apartamentos, mas também existem financiamentos por meio da COHAB que oferta as pessoas casas como forma de moradia própria.

Quando a pessoa recebe a liberação de um imóvel por meio da COHAB ela vai saber se é casa ou apartamento. É claro que a pessoa pode dizer não se houver uma convocação para apartamentos  e se ela quiser casa, ou o inverso, mas isso não garante que ela será chamada novamente para quando sair lista do tipo de imóvel que ela quer, ou muito menos se terá a opção de casas como ela imagina.

Cadastro COHAB SP - Minha Casa Minha Vida Inscrições

Cadastro COHAB SP – Minha Casa Minha Vida Inscrições (Foto: Divulgação)

Posso Vender um Imóvel da COHAB?

Outro item que sempre gera dúvidas é se a pessoa pode alugar ou vender um imóvel da COHAB. Como regra, a pessoa precisa primeiro pagar o financiamento integralmente que ela recebeu da COHAB para depois vender ou alugar.

Se houver uma denúncia que ela vendeu por meio de contrato de gaveta e que não está morando mais no imóvel ela pode perder o direito sobre o imóvel.

A COHAB prioriza as pessoas de baixa renda que não tem aonde viver e quando uma pessoa consegue o financiamento e passa a casa para um terceiro demonstra que não estava precisando primordialmente de um lar.

Também se ficar provado que o imóvel está gerando renda para o morador da COHAB que conseguiu o benefício do financiamento o contrato pode ser rompido de imediato, pois ele deve usar a moradia somente em benefício próprio e em seu benefício.

A COHAB é uma forma de tirar pessoas de risco de moradias e ajudar quem não tem um lar. Muitas favelas de São Paulo foram demolidas e os moradores tiveram facilitado o financiamento de moradia da COHAB, por exemplo.

Não é certo que as pessoas peguem moradias na COHAB em benefício de gerar renda e tire a chance de quem nem tem aonde morar ter uma moradia.

Reforço na segurança de condomínios da COHAB São Paulo

Depois de muitas denúncias envolvendo facções que estavam expulsando pessoas de suas moradias em condomínios da COHAB, a segurança pública do estado de São Paulo reforçou o patrulhamento em muitos locais.

As denúncias davam conta de que bandidos estavam entrando nas casas da COHAB e coagindo pessoas a saírem de lá, ou a pagarem aluguel para que eles pudessem morar em um imóvel de fato é somente seu.

Com o aumento na segurança os moradores da COHAB São Paulo podem ficar mais tranquilos que suas casas e apartamentos estão sempre sendo cuidados e que não terão que ir para a rua com a sua família toda.

Dúvidas Frequentes da COHAB

Confira algumas dúvidas frequentes de quem está querendo tentar um benefício de moradia por meio da COHAB:

Quem pode ser um Titular de uma moradia na COHAB São Paulo?

Pode ter uma moradia em seu nome por meio da COHAB a pessoa que tem idade maior que 18 anos ou que for emancipado por lei, já podendo ter a maioridade legalmente. Também é necessário que a pessoa more ou trabalhe na Região Metropolitana de São Paulo.

Como Finalizar o Cadastramento e Concorrer a um Financiamento de Moradia da COHAB São Paulo?

Para finalizar o preenchimento do formulário como já explicamos anteriormente nesse texto você vai precisar os dados do Protocolo de Confirmação de candidatura.

Se por acaso você não puder imprimir esse formulário é necessário que faça a anotação do número de cadastro do formulário para a impressão da ficha em uma unidade da COHAB de São Paulo, sendo que é necessário agendar atendimento e que esse atendimento acontece somente das 8h30 às 16h de segunda-feira a sexta-feira, exceto em feriados.

O cadastro na COHAB São Paulo pode ser Recusado?

Sim, o seu cadastro pode ser recusado devido a falta de informações ou por não estar dentro da política de beneficiários da COHAB.

Será avaliado os critérios acima mencionados além se você possui algum tipo de imóvel em seu nome, quantos bens você tem em seu CPF ou registrados em nome de seu conjugue e se sua renda muito grande a preferência é de quem ganha um salário mínimo para sustentar toda família ou até menos.

Como e Quando fazer atualização de Cadastro na COHAB São Paulo?

A sua atualização de  cadastro deve ser feita assim que as informações mudarem. Se por acaso sua renda mudar, se ganhar mais um membro na família ou se casar, deve mesmo notificar a COHAB.

Cadastro COHAB SP - Minha Casa Minha Vida Inscrições

Cadastro COHAB SP – Minha Casa Minha Vida Inscrições (Foto: divulgação)

Também é necessário manter os dados de contato atualizado, como por exemplo, o telefone de contato, endereço e e-mail. Assim você será notificado caso tenha imóveis liberados para você ou se precisar de atendimento na COHAB.

Se dentro de um ano nada mudou em sua vida é necessário mesmo assim ir lá fazer a atualização de informações junto a COHAB para que a instituição saiba que suas informações continuam válidas.

Se você não faz a atualização junto a COHAB dos seus dados acaba sendo excluído do cadastro para concorrer a moradia. Por isso, é muito importante sempre estar atualizando os seus dados junto a COHAB.

 

Recomendados para você:

5 Comentários

  1. tania aparecida maximino disse:

    quero fazer minha inscriçao.

  2. Estou interessado a financiar uma casa na zona sul

  3. Vivian disse:

    Quero fazer minha inscrição da minha casa minha vida

  4. Eu gostaria de me escrever na moradia em SP no momento eu estou residindo em mg como devo fazer para me escrever no minha casa minha vidaoí

  5. maria do carmo de jesus bispo disse:

    quero fazer o cadastro da minha casa minha vida

Comente (será moderado)