1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

CadÚnico – Cadastro Único de Programas Sociais

O Cadastro Único é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que visa cadastrar todas as famílias de baixa renda para ter um maior controle dos beneficiários de seus programas sociais e para que eles também possam ter acesso de uma maneira mais fácil para esses programas. Se você ainda não conhece o CadÚnico, confira todas as informações.

O que é o Cadastro Único?

Com o Cadastro Único, existem uma concentração de informações das famílias brasileiras que se encontram ou em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Todas essas informações são usadas pelo Governo, pelos Estados e Municípios para terem uma melhor noção da situação atual daquela cidade e também poder implementar politicas públicas de acordo com as demandas daquele local.

O Cadastro Único é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que visa cadastrar todas as famílias de baixa renda. (Imagem: Divulgação)

O Cadastro Único é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que visa cadastrar todas as famílias de baixa renda. (Imagem: Divulgação)

Devem ser cadastradas famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa da família ou que ganham três salários mínimos de renda mensal contabilizando todos os membros. Então, se você se enquadra nessas opções e ainda não está cadastro, veja como fazer isso no tópico a seguir.

Como se Cadastrar no Cadastro Único

Periodicamente, cada município promove visitas às cadas de famílias de baixa renda para a realização do cadastro. Mas caso isso não tenha acontecido com você, basta se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade e fazer a solicitação. Para que o cadastramento ocorra, é necessário que o responsável pela família responda às perguntas – essa pessoa deve morar na casa da família, fazer parte dela e ser maior que 16 anos.

Também é necessário fazer a apresentação dos documentos a seguir, sendo que é preciso apresentar pelo menos um deles de cada membro da família:

Certidão de Nascimento;

Certidão de Casamento;

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Carteira de Identidade (RG);

Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – no caso de indígenas;

Carteira de Trabalho;

Título de Eleitor.

Vale lembrar que qualquer alteração de dados da família como endereço, trabalho ou até mesmo o nascimento de um filho devem ser informados para que o cadastro fique atualizado. Muitos dos programas não aceitam informações desatualizadas.

Com o Cadastro Único, existem uma concentração de informações das famílias brasileiras que se encontram ou em situação de pobreza ou de extrema pobreza. (Imagem: Divulgação)

Com o Cadastro Único, existem uma concentração de informações das famílias brasileiras que se encontram ou em situação de pobreza ou de extrema pobreza. (Imagem: Divulgação)

Consultar CadÚnico pelo CPF

Você pode ter acesso ao seu Cadastro Único pela internet através do Consulta Cidadão. Para isso, é necessário acessar o site e preencher os dados como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o estado que você reside. Depois de confirmar o código de segurança, outros dados serão solicitados, como o CPF. Além de ver todas as informações disponíveis, você ainda pode imprimir o resumo.

CadÚnico Enem

Aqueles que forem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e puderem ser isentos da taxa de inscrição da prova devem estar inscritos no Cadastro Único. Isso porque estudantes de escola pública ou privada com bolsa integral não precisam fazer o pagamento caso se enquadrem nos quesitos de renda.

CadÚnico NIS

A partir do preenchimento do formulário do Cadastro Único, cada família recebe um número diferente que a torna única. Esse número de identificação social é o NIS que também é pessoal e intransferível. É através dele que se consegue atualizar os dados, verificar a situação de cada benefício caso ele receber e também realizar outras gestões aos beneficiários.

CadÚnico Bolsa Família

O Bolsa Família é apenas uma dos programas que usa o Cadastro Único para a seleção das famílias, então, se você tem a intenção de ser um beneficiário do programa de transferência de renda, esse é o primeiro passo que precisa dar.

O Bolsa Família é apenas uma dos programas que usa o Cadastro Único para a seleção das famílias. (Imagem: Divulgação)

O Bolsa Família é apenas uma dos programas que usa o Cadastro Único para a seleção das famílias. (Imagem: Divulgação)

O Cadastro Único é apenas o primeiro passo para as famílias de baixa renda conseguirem se beneficiar dos programas sociais brasileiros. Não deixe de ir atrás daquilo que é o seu direito e se informe diretamente com o CRAS da sua cidade, se necessário.

Recomendados para você: