1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Como cultivar orquídeas?

As orquídeas são as favoritas de inúmeras pessoas que pensam em cultivar alguma planta em casa. De fato, ela é uma das plantas mais cultivadas, mas é preciso pesquisar bastante e seguir algumas dicas para que o seu cultivo aconteça da forma correta. Cultivar as orquídeas é algo fácil e totalmente possível, até mesmo por quem nunca teve uma experiência anterior com uma planta.

Hoje você poderá encontrar várias dicas para cultivar suas orquídeas da melhor forma possível, encontrando recomendações que vão desde a irrigação até a escolha da sua planta. Confira tudo a seguir!

Como escolher a planta

Você deve seguir algumas recomendações na hora de escolher a planta, como, por exemplo, preferir orquídeas que se adaptarão com mais facilidade em sua região.

cultivar orquídeas

cultivar orquídeas. Imagem:divulgação

Outra dica é apostar em diversas espécies que possuam ciclos de floração diferentes, pois como a orquídea nasce no máximo das vezes por ano, assim você sempre poderá ter lindas flores. Veja quais plantas crescem com mais facilidade em sua região e opte sempre por elas.

Escolhendo o vaso e o local em que a planta ficará

Você também deve prestar atenção na hora de escolher os vasos. Opte por vasos de barro que tenham furos laterais, pois esses modelos contribuem para absorção de água e também de nutrientes.

Você deve colocar os vasos com as plantas em um local que pegue bastante luminosidade na parte da manhã. As orquídeas devem pegar sol diariamente até as 9 horas da manhã ou, se preferir, no final da tarde, após às 16 horas. A luz do sol ajudará as plantas no seu desenvolvimento e saiba que se isso não for seguida à risca, não haverá flores. Além de receber luz solar, o local também deve ser ventilado, mas sem exagerar.

Como adubar suas orquídeas

As orquídeas precisam de nutrientes e por isso você deve fazer a adubação da forma correta. A recomendação é adubar uma vez por semana, usando adubos químicos ou orgânicos.

Como cultivar orquídeas?

Como cultivar orquídeas? Imagem:divulgação

Os adubos orgânicos mais usados são farinha de osso e torta de mamona. Também há os adubos líquidos foliares, mas nesse caso, você deve adicionar algumas gotas na água e use isso para molhar a parte inferior das plantas.

Como irrigar suas orquídeas

Você sempre deve irrigar suas orquídeas por cima, deixando a água escorrer totalmente. O ideal é regar, no mínimo, duas vezes por semana, mas isso deve ser seguido somente em temperaturas quentes. Evite deixar pratos embaixo do vaso. Além disso, sempre cuide para não colocar muita água.

Como evitar pragas e doenças

Cuidar das suas plantas da forma indicada, seguindo todas as dicas dadas anteriormente, irá evitar que elas peguem alguma doença ou fiquem com pragas, no entanto, isso ainda pode acontecer. O excesso de umidade, causado por irrigar demais, aumenta o risco de fungos atacarem sua planta, por isso sempre tome muito cuidado nessa parte.

Como cultivar orquídeas?

Como cultivar orquídeas? Imagem:divuglação

As principais pragas que atacam as orquídeas são as cochonilhas, elas acabam sugando a seiva e podem matar a planta se não forem combatidas. Elas podem ser eliminadas com defensivos, mas sempre dê preferência para aqueles com fórmulas naturais.

Mais dicas para cultivar sua orquídea

Há ainda mais dicas para você que deseja cultivar a orquídea da melhor forma possível. Se você comprar orquídeas Phalaenopsis, evite cortar o cabo da flor, pois elas sempre florescem novamente por meio das hastes antigas. Além disso, não coloque o vaso fora após a orquídea dar flor, pois ela não morre como muitos pensam.

Após alguns meses, suas orquídeas sempre florescerão novamente, sendo possível florir até três vezes por ano. Sempre busque informações sobre as orquídeas, pois assim seu conhecimento estará sempre evoluindo.

Recomendados para você: