1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como plantar sementes?

Você já pensou em adquirir plantas para o seu jardim por meio do plantio de sementes? Isso é uma tarefa comum e geralmente simples, mas que todos os interessados em realizá-la devem buscar saber de alguns cuidados e dicas para que tudo saia como o planejado. Você pode plantar sementes em diferentes lugares, como vasos próprios para esse objetivo ou ainda em bandejas e até mesmo fazer o reaproveitamento de garrafas pet.

É importante você prestar atenção no recipiente que escolherá, pois o seu tamanho deverá refletir o tamanho esperado que a planta irá crescer. Hoje você aprenderá alguns cuidados e dicas para conseguir efetuar o plantio de sementes da melhor forma possível.

Cuidados ao escolher o recipiente

Algumas mudas de árvores e também arbustos conseguem se desenvolver com facilidade em recipientes e embalagens maiores. Por outro lado, as plantas herbáceas que são nada mais do que hortaliças, temperos e também flores anuais, preferem os recipientes menores.

Como plantar sementes

Como plantar sementes? Imagem:divulgação

Se você estiver plantando mudas, preste atenção, pois todos os seus recipientes podem ser usados novamente, mas para isso devem ser muito bem lavados e higienizados antes de cada uso. Você ainda deve ficar atento às sementes que escolher, pois algumas precisam que a semeadura seja efetuada diretamente no local. Nesse caso você deve fazer um preparo especial dos canteiros.

Como escolher as sementes para o plantio

Quando for escolher as sementes, fique atento a algumas características. Por exemplo, todas as sementes devem ter uma boa genética e você deve optar por aquelas livres de pragas e doenças. O ideal é que você compre as sementes diretamente de empresas idôneas e que tenham ótimos padrões de qualidade. Você deve perguntar para a empresa se ela realiza testes de germinação nos lotes.

Outros fatores a serem considerados na hora da escolha das sementes é o local em que foram originadas as plantas, assim como a estação do ano. Mas porquê? Simples, algumas sementes podem precisar de temperaturas baixas para que consigam se desenvolver e, caso em sua região isso não seja comum, deverá dar preferência àquelas que usufruam de temperaturas mais amenas. Há também sementes que só podem ser plantadas na primavera ou no verão. Fique atento a esses detalhes antes de escolher.

Arrumando o local para plantio das sementes

Você também deverá prestar atenção na hora de comprar o substrato ideal para o plantio, pois a sua escolha está diretamente ligada ao tipo de semente que comprou. Algumas espécies exigem um substrato mais arenoso, enquanto outras irão preferir turfas ácidas e esfagno. No entanto, você sempre deve usar substrato esterilizado, pois isso evitará o contato das sementes com bactérias e fungos.

Como plantar sementes

Como plantar sementes. Imagem:divulgação

Você encontra substratos prontos, já fertilizados e esterilizados, mas não em muitos locais. Caso você não encontre, é possível esteriliza-lo em casa, seguindo algumas dicas especiais.

Veja como esterilizar o substrato para plantio em casa

Para fazer a esterilização completa, você precisará de alguns ingredientes, como:

– 2/4 de terra vegetal;

– ¼ de terra comum de jardim;

– ¼ de areia.

O solo deve ser colocado no sol até que fique completamente seco, você pode mexer de vez em quando, mas deixe no processo de solarização por 24 horas. Outra forma de efetuar a esterilização é colocando o substrato no forno por 30 minutos. Você ainda deverá usar um bom fertilizante, preferencialmente rico em fósforo e potássio.

Os fertilizantes devem ser adicionados após o solo estar frio. O substrato deverá então ser colocado nas bandejas, potes ou tubetes de plantio. Essas e outras dicas você encontra pela internet, podendo assim realizar o seu sonho de plantar sementes em casa

Recomendados para você: