1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Conheça o Pronaf Financiamento Rural

Você já ouviu falar no PRONAF? Ele é um programa voltado para agricultores rurais, jovens e mulheres que sejam da área rural. Para que você entenda melhor explicaremos a seguir como funciona o PRONAF, quem pode aderir a um dos seus financiamentos.

Por falar nisso, o Pronaf possui diversos tipos de financiamentos de acordo com a necessidade de cada pessoa. Já existe há alguns anos e sempre está beneficiando os produtos rurais. Leia a seguir.

Conheça também: Minha Casa Minha Vida 2017 Inscrições

O que é o PRONAF?

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, PRONAF, é conhecido por financiar projetos individuais e/ou coletivos com o intuito de ampliar a renda dos agricultores rurais, ajudando na melhoria da plantação, na compra de equipamentos, máquinas e muito mais.

No Pronaf é possível encontrar as menores taxas de juros do mercado para financiamentos rurais, além de menores taxas em outros setores também.

Conheça o Pronaf Financiamento Rural

Pronaf. Imagem:divulgação

O Pronaf pode ser usado para o custeio de uma safra ou atividade agroindustrial, como investimento em máquinas, equipamentos ou até mesmo na infraestrutura de produção e serviços agropecuários. Quando decidido para que o Pronaf será usado, é hora de escolher um tipo de financiamento que combine com o que a família agricultora deseja.

Veja como funciona o PRONAF?

O agricultor deve sempre avaliar o projeto que pretende desenvolver, pois este deve visar principalmente o aumento da renda da família e dos assentados de forma agrária. Para usar um dos financiamentos do Pronaf a renda bruta anual deve ser de até R$360 mil.

Quando tudo estiver decidido, a família deve ir até o sindicato rural ou a Emater para conseguir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Logo depois, é preciso ir até uma empresa de ATER do município para que o Projeto Técnico de Financiamento seja elaborado.

Conheça também: Inscrições PPP Habitacional

Quando o projeto estiver pronto, deve ser encaminhado para análise de crédito a aprovação do agente financeiro. Já nessa parte é preciso negociar o financiamento juntamente o agente. Se o projeto for aprovado, o agricultor já pode colocar o projeto em prática.

Linhas de Crédito do Pronaf

O Pronaf possui diversas linhas de crédito para que o agricultor possa escolher aquela que melhor se encaixa com o seu objetivo. Entre as linhas de crédito, podemos destacar o Pronaf Custeio, Pronaf Mais Alimentos, Pronaf Agroindústria, Pronaf Agroecologia, Pronaf Eco, Pronaf Floresta, Pronaf Semiárido, Pronaf Mulher, Pronaf Jovem, entre outros.

Conheça o Pronaf Financiamento Rural

Pronaf. Imagem:divulgação

Cada um desses financiamentos é destinado para um objetivo. Por exemplo, o Pronaf Eco é voltado para uma linha de financiamento cujos investimentos são feitos em técnicas que diminuem o impacto da atividade rural no meio ambiente.

Conheça também: Saiba como Funciona o Pronaf ?

Vantagens do Pronaf para a sociedade

Com o Pronaf o agricultor pode aumentar sua produção, sua renda, melhorar de vida e contribuir para que o país tenha mais produtos de qualidade e rapidamente. Com um financiamento é possível melhorar a forma de produzir, investimento em máquinas e equipamentos melhores.

Faça parte desse projeto você também; escolha um financiamento e siga os passos mencionados anteriormente para melhorar a sua produção agrária.

Recomendados para você: