1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Gastos de Documentos ao Adquirir a Casa Própria

Se antes conquistar a casa própria era muito difícil, hoje podemos observar que muitos brasileiros já realizaram esse sonho. Era difícil ver, um casal jovem já se casar com a sua própria casa, mas atualmente, isso já é bem comum. O preço de um aluguel é caro, e com ele, podemos pagar as parcelas de um financiamento, sem contar, com a ajuda do programa Minha Casa Minha Vida, onde é possível usar o subsídio para entrada. Mas quando adquirimos a casa própria, por não termos muita experiência, achamos que vamos precisar de dinheiro apenas para a compra, e nos planejamos, por exemplo, apenas com o gasto de R$ 120.000,00. Mas na verdade, temos que contar com as despesas de documentação, assim, o valor do imóvel não é o único gasto previsto dentro de uma negociação.

É recomendado que quem está pensando em realizar o grande sonho de adquirir a casa própria, reserve, pelo menos 5% do valor do imóvel. Veja algumas taxas e impostos que são cobrados:

  • ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens de Imóveis por Ato Oneroso “Inter Vivos”: esse imposto é cobrado pela prefeitura no qual o imóvel está localizado, a taxa é de 2,5% sobre o valor do imóvel.
  • Taxa para escritura do imóvel: é uma taxa cobrada para elaboração do documento oficial. O pagamento dessa taxa pode variar conforme o valor venal do imóvel.
  • Taxa para registro da escritura do imóvel: deve ser paga para que o documento de registro possa ter validade jurídica integral. O valor será o mesmo cobrado para elaboração do registro.
  • Laudêmio da Marinha: essa taxa é cobrada pelo governo federal de imóveis que estão localizadas na faixa litorânea, devem estar até 80 metros do mar, e há algumas prefeituras que exigem o recolhimento do laudêmio municipal.

Essas são algumas taxas no qual todo comprador deve estar preparado. Para mais informações, acesse: casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney

No caso de compra de imóvel através do plano do governo Minha Casa Minha Vida, é bom ler a cartilha do programa para ver qual seria as condições.

Recomendados para você: