1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Minha Casa Minha Vida Vacaria – RS 2018

2018 será um ano de realizações para milhares de famílias brasileiras. Se você iniciou o ano com o desejo de sair do aluguel e conseguir a casa própria, já pode riscar esse objetivo da sua lista. Através do programa Minha Casa Minha Vida você tem a oportunidade de ganhar uma casa popular ou até mesmo contratar o financiamento da moradia que desejar, basta que preencha os requisitos.

O programa atua em todo o estado gaúcho, autorizando a construção de novas moradias desde os municípios mais pequenos às grandes cidades metropolitanas. A seguir, você confere tudo o que precisa saber para obter a casa própria através do programa.

Requisitos para participar do Minha Casa Minha Vida

Como mencionamos, no programa você pode tanto ganhar uma moradia quanto contratar o financiamento para o imóvel desejado. Entretanto, para cada uma das opções há requisitos que devem ser cumpridos. Só podem concorrer às moradias do programa aquelas famílias que possuem uma renda mensal de até R$1.800,00.

As famílias com renda superior e de até R$9.000,00 são as que podem ir diretamente na Caixa contratarem o financiamento do imóvel que quiserem, desde que este esteja dentro dos parâmetros do programa.

Além disso, em ambos os casos a família não deve possuir nenhum imóvel em seu nome, nem deve ter usado o FGTS nos últimos cinco anos, para que possa usá-lo para amortizar o financiamento. Apenas as famílias que desejam concorrer às moradias também devem estar cadastradas no CadÚnico, um sistema do governo federal.

Como participar do Minha Casa Minha Vida

Para participar do programa você deve seguir as instruções de acordo com a sua renda e objetivo. As famílias que concorrem às casas populares, por exemplo, podem participar somente quando o órgão responsável em suas cidades abrirem as inscrições, que geralmente são realizadas presencialmente. Nesse caso, somente o responsável familiar deverá comparecer ao local com todos os documentos exigidos, e efetuar a inscrição. É importante que todas as famílias interessadas fiquem atentas aos meios de comunicação de suas cidades para que não percam o prazo de inscrição.

Já se a sua renda é maior, a sua família pode ir diretamente em uma agência da Caixa também com todos os documentos em mãos, e solicitar o financiamento. Nesse caso é indicado ainda que antes seja feita uma visita em uma construtora ou imobiliária da região, para que assim a família possa escolher o imóvel desejado. Depois, no banco, informam o imóvel e todos os detalhes sobre o mesmo, verificam se ele está nos parâmetros do programa, e aguardam a avaliação da CAIXA.

Tal avaliação não tende a demorar muito e a família é chamada no banco para que possa assinar o contrato do financiamento.

Documentos necessários para o Minha Casa Minha Vida

Em ambos os casos mencionados o responsável familiar deve ter em mãos uma centena de documentos de todas as pessoas que moram com ele. Todos os documentos originais devem estar acompanhados de cópias simples. A lista completa pode ser vista no site da Caixa ou do órgão responsável em sua cidade.

 

Recomendados para você: