O que é o Cartão Reforma ?

O atual presidente da República, Michel Temer, anunciou que vai ser criada uma linha de crédito de financiamento de até R$ 5 mil para a reforma de moradias. A linha de crédito será concedida por meio do “Cartão Reforma” para as pessoas reformarem suas casas, mas por enquanto não foram esclarecidas as condições de pagamento e a faixa de renda contemplada.

O programa, no entanto, é diferente do “Minha casa melhor”, lançado pela ex-presidente Dilma Rousseff, que até então contemplava somente os beneficiários do programa habitacional “Minha casa, minha vida”. As famílias beneficiárias,  receberão apoio de arquiteto e engenheiro, que verificarão qual a necessidade específica de cada residência, a expectativa, segundo o governo, é que os primeiros cartões comecem a ser entregues à população a partir da segunda quinzena de abril do ano que vem.

O acompanhamento das obras e fiscalização da execução também ficará a cargo de técnicos de estados e municípios.

O que é o Cartão Reforma ?

O que é o Cartão Reforma ?

O benefício, no geral, é apenas para pagar os materiais. A mão de obra fica por conta do beneficiário, do município ou da comunidade. Araújo explicou, ainda, que para a concessão do benefício serão considerados domicílios próprios, em áreas urbanas regulares ou passíveis de regularização. Mas também gera um grande apoio para as famílias que necessitam de uma reforma em suas residencias, e ao mesmo tempo não podem financeiramente e acabam sofrendo por necessidades em suas moradias.

O programa funciona em parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado, Prefeituras e também pela população.

Quais as Regras do Cartão Reforma?

As regras do programa determinam que os Estados e municípios farão a seleção dos beneficiários do cartão. Eles também ficam responsáveis por indicar os locais para compra de materiais, além de fornecer assistência técnica e fiscalizar a obra.

O município ou Estado que receber o recurso vai ter assistência técnica para garantir a boa execução dos valores. Serão disponibilizados profissionais como arquitetos, engenheiros e especialistas que podem identificar a obra, formalizá-la e garantir que aquela obra foi devidamente executada.

Com o objetivo de beneficiar mais de 100 mil famílias que buscam recursos para melhorar e ampliar suas moradias.

Em quais Lojas o Cartão Reforma poderá ser Usado?

Somente lojas de construção credenciadas pela Caixa (Construcard), poderão comercializar os materiais. “Reunimos as melhores experiências para os programas funcionem e tenham a devida segurança dos recursos aplicados”, observou. “Entendemos que os beneficiários compram melhor que o Estado, de forma mais rápida e eficiente”, ponderou.

Áreas consideradas de risco não irão participar do programa, a não ser que recebam obras de infraestrutura adequadas e deixem de ser classificadas como um região de risco. O programa, além de beneficiar quem precisa melhorar a qualidade de suas moradias, visa incentivar a indústria da construção e a economia.

Cartão Reforma

Cartão Reforma

Apesar de haver bastante semelhança, o novo programa do cartão reforma, traz mais uma novidade. Mesmo que você já tenha participado do “Minha Casa Melhor”, poderá também aderir ao “Cartão Reforma”. Você só precisará estar dentro das regras exigidas pelo programa para que possa se enquadrar dentro das exigências. Pelo que já foi divulgado, a principal exigência será a renda mínima necessária.

A divulgação do novo programa já animou o setor de construção civil, que prevê um aumento significativo de empregos temporários, além dos comerciantes de materiais de construção, que acreditam no aumento das vendas.

 

Recomendados para você: