1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Saiba como não perder a garantia de um imóvel do ‘Minha Casa, Minha Vida’

O programa Minha Casa Minha Vida facilita a aquisição da casa própria a famílias de baixa renda, além de financiar casas e apartamentos em até 90%, oferecendo um prazo de até 35 anos para a quitação das parcelas. Todos os imóveis financiados pelo Minha Casa Minha Vida, sejam através dos sorteios habitacionais ou dos apartamentos subsidiados, possuem uma garantia de 5 anos.

No entanto, muita gente acaba perdendo a garantia pois resolve realizar obras e alterações na residência, muitas das quais não são liberadas pelo governo. Nós vamos te ajudar a evitar a perda de sua garantia, basta ler a seguir.

O que não pode fazer nos imóveis do Minha Casa Minha Vida?

O que não pode fazer nos imóveis do Minha Casa Minha Vida?

 

Garantia do Minha Casa Minha Vida

A garantia do Minha Casa Minha Vida começa a valer a partir do momento em que a família beneficiária recebe a nova residência e, a partir de então, cabe ao proprietário estar ciente de todas as normas do programa para que não faça nenhuma alteração que seja classificada como proibida.

É necessário estar ciente de todas as alterações que são liberadas pelo programa, para que assim a sua família não corra o risco de ficar sem a garantia. Isso é fundamental principalmente pelo fato de que o programa não permite uma série de alterações e nem todas as pessoas estão cientes disso.

Manual do Proprietário – Minha Casa Minha Vida

O Manual do Proprietário é um documento que possui todas as regras e normas do Minha Casa Minha Vida relativas a realização de alterações e obras na residência. Esse manual geralmente é entregue a todas as famílias beneficiadas no mesmo momento em que ocorre a entrega das chaves do imóvel.

Com o manual em mãos toda a família pode lê-lo e ter conhecimento sobre o que podem ou não fazer em sua nova casa. O manual possui todos os deveres, direitos e também dicas sobre o uso da residência, para que a família evite perder a garantia e consiga usufruir da nova casa com mais eficiência.

O que não pode fazer nos imóveis do Minha Casa Minha Vida?

A cartilha de Manual do Proprietário possui toda a lista de coisas que você pode e não pode fazer em seu imóvel novo, mas aqui citaremos algumas coisas para você ficar ciente caso ainda não tenha obtido as chaves e o manual.

O que não pode fazer nos imóveis do Minha Casa Minha Vida?

O que não pode fazer nos imóveis do Minha Casa Minha Vida?

Um exemplo do que não pode fazer é cortar o piso ou a laje, com o intuito de encaixar instalações ou até mesmo fios. A família também não está liberada a mudar o local dos botijões de gás, assim como não é permitido colocar varais nas áreas externas do condomínio.

É permitido instalar garagens desde que haja a autorização do condomínio. Outra proibição é em relação a antenas: elas não podem ser instaladas nas fachadas dos prédios. Todas as proibições podem ser encontradas na cartilha do proprietário, portanto não deixe de ler quanto tê-la em mãos. A garantia do seu imóvel é extremamente importante para vários casos, portanto não queira perde-la.

Recomendados para você: