1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

10 Dicas para jardineiros iniciantes

Se você é amante da natureza, adora as plantas e flores e está pensando em entrar para o ramo da jardinagem, precisa estar ciente de algumas dicas para que consiga iniciar de uma forma correta e sem problemas.

Essas dicas para jardineiros iniciantes vão permitir que você melhore seus conhecimentos e cuide bem de suas plantas e flores desde o início. Está preparado? Veja todas a seguir!

1 – Cuidados na hora de regar

Se você comprou alguma planta/flor e o floricultor lhe disse para regar dia sim e dia não, esqueça. A planta precisa de água de acordo com a temperatura, além de suas características especiais e individuais. No verão, por exemplo, e também em dias mais cansativos, ela precisará de mais água.

10 Dicas para jardineiros iniciantes

10 Dicas para jardineiros iniciantes. Imagem:divulgação

Para saber os dias exatos de regar, coloque o dedo no solo. Se o solo estiver seco, regue. Regue sempre que o sol estiver seco, mas se estiver úmido, não o faça.

2 – Na adubação

O ideal é que você use o adubo de húmus de minhoca, pois trata-se de um fertilizante suave que beneficia o solo de maneira geral, além de evitar que a planta seja queimada. Outra opção são doses de bokashi, um adubo natural. Os adubos químicos podem causar danos caso você erre o mínimo que for a dosagem, por isso dê preferência aos que mencionamos e depois, quando tiver mais experiência, comece com os químicos.

3 – Plantas e sombras

Todas as plantas precisam realizar a fotossíntese para que possam sobreviver, portanto não leve tão a sério quando falarem que uma planta precisa de sombra.

10 Dicas para jardineiros iniciantes

10 Dicas para jardineiros iniciantes. Imagem:divulgação

Nesses casos, coloque-a próximo de um local iluminado, como uma janela. É importante que ela pegue um pouco da luz solar.

4 – Umidade do ar

É importante dar bastante atenção a esse fator, pois são raras as plantas que gostam de um ambiente mais seco. Por isso, mesmo que sua planta esteja em um local fechado, mas com boa iluminação, evite expô-la a situações como um ar condicionado. Isso pode causar folhas secas e não fazer nada bem para sua planta.

O ideal, caso você não tenha nenhum ambiente melhor para deixa-la, é acabar optando por plantas que gostam de ambientes secos.

5 – Podas

As podas também são necessárias para suas plantas, por isso você deve saber o momento exato de fazê-las. O ideal é podar no final do inverno ou durante um período seco, pois é quando a planta está com metabolismo lento.

10 Dicas para jardineiros iniciantes

10 Dicas para jardineiros iniciantes. Imagem:divulgação

No entanto, cada espécie pode exigir um tipo de poda, por isso pesquise com antecedência. Você deve tomar cuidado apenas para evitar podar em temperaturas úmidas.

6 – Como fazer mudanças com a planta

Caso você tenha descoberto que sua planta gosta de sol ou de um ambiente mais fechado e precise muda-la de lugar, também é preciso seguir algumas dicas. A mudança deve ser feita de forma gradual, pois as plantas não gostam de mudanças drásticas. A mudança deve durar várias semanas, até que a planta fique por completo no novo ambiente.

7 – Espécies de plantas

Nem todas as plantas são fáceis de cultivar, por isso se você é iniciante nessa área, dê preferência a espécies mais simples e comuns. Elas são bem mais fáceis de cuidar, além de não terem um custo alto.

8 – Pragas e Doenças

Os jardineiros iniciantes precisam saber lidar com esse tipo de problema, principalmente com as mazelas do jardim. Para evita-las você deve manter suas plantas hidratadas e com todos os nutrientes que precisam, além de mantê-las no local ideal para cada espécie. Quando você controla e evita o problema, dificilmente ele aparece.

10 Dicas para jardineiros iniciantes

10 Dicas para jardineiros iniciantes. Imagem:divulgação

9 – Pesquisa

Quando você compra uma planta é essencial saber seu nome científico, assim como pesquisar bastante sobre a espécie da planta que acabou de adquirir. Você deve estar ciente da biologia da planta e todos os cuidados que ela exige.

10 – Coleção de Plantas

Se você quiser iniciar uma coleção, é essencial que tenha um bom registro sobre elas, possuindo o nome da cada espécie, híbrido e técnicas de cultivo.

Recomendados para você: