Anúncios
O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um benefício de todo trabalhador que garante que este possa formar seu próprio patrimônio e até adquirir a casa própria. Esse fundo foi criado com o intuito de proteger o trabalhador brasileiro que for demitido sem justa causa e para isso, uma conta vinculada ao contrato é aberta diretamente na Caixa Econômica Federal no nome do trabalhador, para que o empregador deposite mensalmente uma parcela de dinheiro referente ao salário dos empregados.

Anúncios
Sendo assim, o FGTS é constituído de todos os valores depositados pelos empregadores durante o contrato de trabalho e pertence exclusivamente aos trabalhadores, que podem retirar o dinheiro quando precisarem.
Caixa Benefícios FGTS
A Caixa é a principal responsável pelas contas. A cada novo contrato de trabalho uma nova conta no nome do trabalhador é aberta para que o empregador possa efetuar os depósitos mês a mês. Sendo assim, a conta referente ao contrato antigo se torna inativa.
Recentemente o presidente, Michel Temer, informou que os trabalhadores podem efetuar o saque de suas contas inativas do FGTS para usar esses valores para o que quiserem. Sendo assim, se você possui alguma conta inativa vá até a Caixa para efetuar o saque.
FGTS Caixa Certidão Resgate FGTS
Para resgatar o seu FGTS é preciso passar por alguns procedimentos e ter alguns documentos em mãos. É preciso ter seu RG em mãos, além de sua Carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP. Além disso, de acordo com a circunstância para qual o FGTS será usado, são necessários alguns documentos específicos. A lista com todos eles é possível conferir no site da Caixa.

A solicitação do saque pode ser feita pelo trabalhador, principalmente no caso de contas inativas, diretamente em uma agência da Caixa. Após deixar seus documentos, o saque será autorizado e você poderá resgatar o seu FGTS sem muita complicação.
Caixa Cálculo FGTS
Todo o mês o empregador deposita na conta no nome do trabalhador o equivalente a 8% referente ao salário. Esses valores ficam na conta e vão rendendo juros, até que o trabalhador retire o valor total. Os juros são de 2% ao ano e o cálculo pode ser feito juntamente a uma agência, com o auxílio de um atendente.
Vale lembrar que contas inativas há muito tempo, por exemplo, há mais de 25 anos não podem ter o seu valor resgatado.

Caixa Construcard FGTS
Construcard é um financiamento da Caixa para a reforma de uma residência. Muitos têm dúvida se é possível usar ou não o FGTS para quitar as parcelas do financiamento e aqui vamos esclarecer isso. O FGTS pode ser sacado somente no caso de compra de um imóvel, portanto como o Construcard é referente à reforma, não é possível sacar o benefício para usar no financiamento.
O FGTS pode ser usado, por exemplo, no Minha Casa Minha Vida e até mesmo na aquisição de um veículo novo por meio de financiamentos. Há outras circunstâncias nas quais é permitido o saque do benefício.