1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cartão Reforma x programa minha casa melhor: Saiba como funciona cada um

Você já soube da criação do Cartão Reforma? Ele é um programa que foi anunciado recentemente por Michel Temer e, no primeiro momento, pareceu ser o complemento do Minha Casa Melhor, outro programa do governo federal. No entanto, há algumas diferenças entre os dois, fazendo com que cada um seja usado por pessoas diferentes e por razões diferentes.

A principal diferença entre os programas é que um é oferecido pelo governo federal e outro foi criado pela Caixa Econômica Federal, podendo ser contratado somente por pessoas que fazem parte do MCMV. A seguir, falaremos mais sobre as diferenças e como funciona cada um.

Cartão Reforma x programa minha casa melhor

Cartão Reforma x programa minha casa melhor

Conheça e entenda o programa Minha Casa Melhor

O Minha Casa Melhor é um programa da Caixa Econômica Federal criado para complementar o Minha Casa Minha Vida. Nada mais é do que uma linha de crédito oferecida pelo banco a todas as pessoas participantes do programa, que já estão morando em suas residências, mas precisam completa-la com imóveis e eletrodomésticos. Lembrando que para poder contratar você deve estar com as parcelas do MCMV em dia.

Se você optar por contratar o programa, recebe um cartão com até R$5 mil de crédito após a conclusão de sua casa, que poderá usar para comprar tudo o que deseja. Mas é preciso ficar atento, pois a Caixa estabeleceu um valor limite para cada imóvel/eletrodoméstico, que pode ser conferido em seu site.

Minha Casa Melhor: pagamento e detalhes

O Minha Casa Melhor está mais para um empréstimo, pois depois de usar todo o crédito disponibilizado, você terá que efetuar o pagamento em parcelas pequenas que se encaixam na sua renda. A Caixa também oferece um prazo muito bom para o pagamento.

Você começa a pagar o empréstimo somente depois que gastar todo o crédito recebido, ou seja, você pode se organizar e se programar até equipar de forma completa a sua casa, para que assim possa arcar com as parcelas.

Conheça o Cartão Reforma

O Cartão Reforma é um programa do governo voltado para as pessoas que desejam efetuar melhorias em suas residências, não comprar imóveis ou eletrodomésticos. Portanto, não é necessário ser participante do Minha Casa Minha Vida ou de qualquer outro programa habitacional. Com o cartão reforma é possível efetuar reformas, trocar telhado, efetuar mudanças no sistema hidráulico e muito mais.

Todo o uso do cartão está relacionado a obras, portanto, com ele você pode comprar somente materiais de construção, não custear a mão-de-obra. Assim como a maioria dos programas do governo, ele é voltado para famílias de baixa renda que já tenham uma casa própria, mas que desejam melhorá-la. Sendo um benefício, a família que for aceita não precisará devolver o valor ao governo.

Cartão Reforma x programa minha casa melhor

Cartão Reforma x programa minha casa melhor

Qual o limite do Cartão Reforma?

Ao todo 100 mil famílias poderão ser beneficiadas pelo programa, sendo que o governo pretende disponibilizar até R$5 mil de crédito para que possam gastar comprando o material de construção. Lembrando que a mão-de-obra é de responsabilidade apenas da família.

 

Recomendados para você: