1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como escolher as sementes para sua horta doméstica?

Você já pensou em ter uma horta doméstica e colher diversos grãos e alimentos para preparar os pratos de suas refeições? Isso é possível e milhares de pessoas já fazem isso. Entretanto, para que sua horta dê certo e dure por longos anos, você precisa saber exatamente como cultivar as sementes, como escolhê-las e garantir que possam florescer de forma saudável.

O maior problema das hortas domésticas é quando se adquire sementes que não conseguem se desenvolver no tipo de clima e solo presente em sua região. Esses são fatores importantes e que devem ser observados na hora de comprar as sementes para sua horta doméstica. A seguir, veja mais detalhes para fazer escolhas certas e conseguir obter vegetais frescos e deliciosos para seus pratos.

Sementes para Horta Doméstica

Você sabia que hoje em dia algumas sementes podem ser plantadas e conseguem se desenvolver em um clima diferente do que está acostumada? Isso acontece devido à alta tecnologia que é aplicada na produção dessas sementes, como as hortaliças e algumas flores.

Horta Doméstica.

Horta Doméstica. Imagem:divulgação

Pesquisadores da área efetuam hibridizações, além de alguns melhoramentos genéticos para que plantas que só se desenvolveriam no inverno, possam também se desenvolver quando as temperaturas estiverem mais quentes, podendo então serem plantadas em regiões cujas temperaturas sempre são amenas.

Graças a essa tecnologia várias sementes podem atualmente serem plantadas em diversas regiões do país. No entanto, é preciso saber identificar as sementes que irão se adequar ao seu clima e solo.

Descobrindo as sementes ideais para o seu local

A melhor forma de descobrir se as sementes que você está comprando irá se adaptar bem à sua região, é conferindo sua embalagem. A maioria das embalagens trazem o mapa do Brasil dividido por cores. É importante prestar atenção e ficar atento, pois cada marca pode possuir o seu próprio esquema de cores, sendo que cada região do país pode ser representada por uma cor.

As embalagens também devem trazer a informação da época de plantio, podendo essa informação ser representada por meio de uma tabela, informando em quais regiões tal semente pode ser plantada em cada mês do ano. A embalagem também deverá conter a época indicada para plantio e a época mais indicada para plantio, com essas informações você poderá ter uma noção de quando plantar as sementes que está comprando e se na sua região ela poderá se desenvolver.

Você deve dar preferência para sementes que possuam um tempo de plantio mais longo na sua região, por isso é importante conferir o mapa e as informações. As embalagens também trazem o percentual de germinação, dessa forma você poderá saber a quantidade de sementes que deve plantar.

Embalagens de Sementes

O mais indicado é você adquirir sementes de empresas idôneas. Essas empresas vendem embalagens laminadas que protegem as sementes da luz, da umidade e do ar. Você não precisará usar todas as sementes de uma embalagem, mas se sobrar, certifique-se de fechar muito bem a embalagem e prender usando um clipe ou até mesmo com um prendedor de roupa.

Horta Doméstica.

Horta Doméstica. Imagem:divulgação

As sementes que restaram devem ser guardadas, preferencialmente, junto com os legumes em sua geladeira. Isso irá manter o poder germinativo de suas sementes para que você possa plantá-las futuramente sem nenhum problema. Seguindo todas essas dicas para comprar as sementes certas, você terá uma horta doméstica muito linda e charmosa, com vegetais sempre frescos.

Procure na sua região por empresas que vendem esse tipo de semente, converse com os funcionários caso tenha dúvidas e invista em produtos bons para manter sua horta funcionando corretamente, livre de pragas e doenças.

Recomendados para você: