1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Fazer as Rosas-do-deserto Florirem

Se você possui rosas-do-deserto em sua casa com certeza está acostumado a ter flores o ano inteiro, no entanto, isso não acontece para pessoas que moram em regiões que fazem muito frio. Regiões cujo clima seja temperado fazem com que elas percam as flores e acabem ficando ‘adormecidas’ durante as baixas temperaturas.

Felizmente, há meios de incentivar que mesmo nessas épocas elas floresçam, efetuando uma boa adubação e também uma poda. Quer ver como fazer corretamente as duas técnicas e manter as rosas-do-deserto florindo o ano todo? Continue lendo a seguir.

Como funciona poda drástica em uma rosa-do-deserto

Você sabe como fazer uma poda drástica? Pois bem, ela consiste em acabar com todas as folhas e galhos da planta, preferencialmente que estejam distanciados até 15 centímetros do caudex. As folhas são eliminadas para que isso estimule novas brotações, pois assim funciona a fotossíntese: você corta as folhas e a planta entenderá que precisa de novas para poder respirar.

Rosas-do-deserto

Rosas-do-deserto. Imagem:divulgação

A poda ainda pode ser aproveitada para dar uma forma à planta, podendo deixa-la mais arredondada ou achatada. Os novos botões poderão ser vistos algumas semanas depois da poda drástica.

Veja como fazer a poda drástica

Para fazer essa poda você deve dar preferência para tesouras bem afiadas e é essencial que realize esterilizações entre uma planta e outra. Se não possuir uma tesoura, pode ser uma faca, mas siga o mesmo procedimento e dica. Os cortes devem ser bem precisos e você deve evitar mastigas os ramos.

Após cortar todos os galhos, a dica é passar canela em pó no local, pois ela possui ação fungicida. Em seguida, seque o local do corte e pronto. A rosa-do-deserto consegue cicatrizar rapidamente e você não precisará fazer mais nada. Certifique-se de que a planta fique longe do sol durante os primeiros três dias após a poda. Depois disso, ela poderá pegar o sol da manhã. Quando as brotações começarem, ela poderá voltar a ficar sob sol pleno.

Como fazer a adubação corretamente

A adubação é mais uma forma de estimular o florir de sua planta. Nessa técnica a planta irá receber centenas de nutrientes, muitos dos quais são fundamentais para que ela floresça e que podem estar em falta. Os nutrientes mais importantes para o florescimento da rosa-do-deserto são os seguintes: potássio, cálcio e fósforo.

Rosas-do-deserto

Rosas-do-deserto. Imagem:divulgação

Na adubação você deve usar o mínimo possível de nitrogênio, pois ele tende a estimular o crescimento vegetativo e sua planta pode acabar ficando com ramos muito longos. Você pode preparar o seu próprio adubo ou comprar um já pronto para uso.

Tendo o adubo em mãos, aplique e, em seguida, regue. Após todas as aplicações de adubação deve haver uma rega, mas cuide para não exagerar, pois elas não suportam o excesso de água. As adubações devem ser feitas sempre que o substrato estiver seco.

O que usar no adubo?

O adubo para ser usado na sua planta deve conter um composto orgânico que também pode ser preparado em casa, assim como outros ingredientes. É indicado usar casca de ovos, cascas de bananas e farinha de ossos para a adubação. Misturando tudo, você terá um bom adubo e poderá seguir as dicas dadas anteriormente.

Se você gosta de jardinagem, poderá começar a preparar seus próprios compostos em casa e assim sempre terá o material necessário para manter suas flores e todas as demais plantas florindo e renovando o seu ciclo de vida.

Recomendados para você: