1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como implantar um gramado?

Você já pensou em ter o seu próprio gramado em casa e realizar piqueniques ao ar livre com seus amigos e familiares? Isso é possível. Ter um gramado possibilita que você realize uma série de atividades, além de ter investir em uma belíssima decoração com plantas e flores. Essa área verde é propícia para festas, prática de esportes e para diversas outras atividades que você queira realizar.

No entanto, implantar um gramado exige que você fique atento a alguns detalhes e siga algumas técnicas para que possa ficar livre de pragas, ter um gramado muito bonito, assim como uma área verde de dar inveja branca em todos os seus conhecidos. É preciso tomar cuidado na hora de escolher a grama e também de preparar o solo para o recebimento da área verde. A seguir, descubra tudo o que você precisa saber.

Gramas

As gramas são espécies vegetais que adoram o sol, por isso não devem ficar em ambientes fechados. Mantê-las frequentemente no sol irá ajuda-las a ficarem bem verdes e a se manterem nutridas. Por outro lado, há algumas versões que podem ser cultivadas em locais semi-sombreados, mas essas nunca ficam tão bonitas quanto as gramas que ficam constantemente no sol.

 implantar um gramado

implantar um gramado. Imagem:divulgação

De forma geral, as gramas não gostam de umidade e se forem cultivadas em um local com bastante umidade, acabam crescendo de forma desigual. Por isso, escolha um local que pegue bastante sol e não sofra com a umidade.

O que deve ser evitado

Quem não procura antes de implantar um gramado em casa acaba cometendo alguns erros que poderiam ser evitados se tivesse buscado a informação certa. Por exemplo, você deve evitar colocar terra vegetal no solo, pois ela não entregará às raízes das gramas todos os nutrientes que elas precisam. Outro fator para você evitar a terra vegetal é que ela aumenta o surgimento de ervas daninhas.

Muitos costumam usar ureia para adubação, mas ela deve ser evitada pois deixa o seu gramado feio e sem vigor. Você também não deve cortar a grama rente ao solo, pois estará prejudicando sua fotossíntese. Evite ficar muito tempo sem fazer a aeração do solo, afinal ele ajuda a melhorar a qualidade do mesmo. O mais ideal é que você busque o máximo de informações possíveis antes de implantar, de fato, o seu gramado

Como implantar um gramado em casa

O primeiro passo para você que deseja implantar um gramado em casa é medir a área disponível em que ficará sua grama. Para isso, use uma fita métrica e peça ajuda de um familiar. Procure descobrir o tipo de solo que você possui, assim como a fertilidade do local e o clima. Você ainda terá que definir o tipo de grama que irá usar, há diversas opções e cada uma se adapta a um tipo de clima. Pesquise bem antes de tomar sua decisão.

 implantar um gramado

implantar um gramado. Imagem:divulgação

O ideal é que após recolher informações sobre o seu solo, você as leve para um laboratório de análises. Esses profissionais irão lhe ajudar a definir quais tratamentos deverão ser feitos no solo antes da aplicação da grama escolhida.

Antes de implantar o gramado

Depois que você tiver seguido as dicas anteriores e estiver prestes a implantar o seu gramado, comece corrigindo o pH e a fertilidade do solo, conforme as instruções dadas pelos profissionais. Você deve também fazer a calagem e somente 3 meses depois implantar o gramado.

Você ainda terá muitas decisões para tomar, envolvendo a irrigação e a drenagem, por exemplo. A irrigação pode ser automática e a drenagem deverá ser feita nas áreas empoçadas, para acabar com a umidade e tornar o solo propício para a grama.

Recomendados para você: