1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como multiplicar orquídeas e bromélias?

Ter orquídeas e bromélias é o sonho de milhares de pessoas que adoram plantas de todos os tipos. As orquídeas, por exemplo, são plantas que crescem bem devagar e não podem ser multiplicadas por meio de sementes, por isso os interessados devem fazer seu replante por meio de mudas.

Tanto as orquídeas quanto as bromélias exigem alguns cuidados na hora de sua multiplicação e todas as dicas para realizar esses procedimentos da melhor forma possível você encontrará a seguir.

Quando a orquídea pode ser dividida?

Você precisa saber o momento exato em que sua orquídea está pronta para ser dividida e felizmente há uma maneira de descobrir. Para saber você deve conter os pseudobulbos; se houver no mínimo três desenvolvidos, está na hora de dividi-la. Mas isso não é suficiente, além dos três pseudobulbos, a planta também deve ter pelo menos dois brotos guias bem separados.

orquídea

orquídea. Imagem:divulgação

Os pseudobulbos devem acompanhar as novas mudas, por isso muita atenção na hora de cortar. Você poderá dividir a sua orquídea em qualquer época do ano, sempre prestando atenção para quando ela começar a emitir novas raízes.

Dividindo a orquídea e fazendo o replante

Para dividir a orquídea você deverá usar uma faca ou uma tesoura bem afiada, esterilizando com água ou álcool. A cada nova orquídea, esterilize o seu equipamento novamente. Você deve remover todos os pseudobulbos que estiverem murchos, doentes ou secos, assim como raízes secas e mortas. Cuidado ao mexer nas raízes: não há necessidade de remover todo o substrato velho, apenas o excesso.

Evite mexer muito nas raízes, pois elas quebram com bastante facilidade. Depois de cortar a orquídea, caso ela esteja muito suja ou com alguma praga, lave-a usando água corrente, sabão neutro e uma escova macia. Escolha um vaso bem drenável, com furos na base e nas laterais. Escolha um substrato natural e efetue o envase, colocando a ponta do rizoma bem próxima da parede do vaso, para que a guia possa crescer e se desenvolver.

Como replantar bromélias

As bromélias costumam emitir vários brotos laterais, durante a floração ou não. Esses brotos podem facilmente serem usados como mudas. No entanto, esses brotos só podem ser removidos da planta quando atingirem cerca de um terço do tamanho dela. A remoção do broto deve ser feita usando uma tesoura de poda ou uma faca.

bromélias

bromélias. Imagem:divulgação

Se a sua bromélia possuir rizoma, o corte deve ser feito cerca de 5 centímetros antes do broto. Quando os brotos forem removidos, só deverão ser replantados dois dias depois para que haja uma cicatrização do corte. Durante esse tempo você deve manter a cisterna da muda com água.

Plantando bromélia

A muda deve ser plantada diretamente no vaso ou jardim, com o substrato adequado de acordo com as características da espécie e dos substratos que você utiliza. As adubações foliares devem ser realizadas a cada 15 dias, além de já haver adubos no substrato.

Através desse método você conseguirá ter plantas adultas mais rápido e irá obter plantas iguais à planta-mãe. No entanto, você não poderá contar com a produção de grandes quantidades de mudas. Se ainda houver dúvidas, converse com um profissional que entenda do assunto e possa lhe ajudar a solucionar problemas e a fazer um replante ideal, sem prejudicar suas plantas.

Replantar é uma tarefa extremamente comum e simples, se você souber como realizar adequadamente. Não fique com medo, tente em casa e veja como se sai.

Recomendados para você: