Anúncios
Na hora de comprar um imóvel você sempre deve ficar atento nos prazos, no valor das mensalidades e no valor dos juros em caso de atraso. Tudo isso é muito importante para que você evite cobranças extras e acabar em dívidas que podem arruinar a sua vida em diversos aspectos. Se você não é uma pessoa organizada com suas contas e seu dinheiro, é muito fácil acabar se atrapalhando e ficar com dívida, principalmente quando o assunto é um financiamento de imóvel, algo grande.
Se isso acabar acontecendo, sempre há soluções para negociar sua dívida e tentar sair do vermelho. Se você está passando por essa situação a seguir poderá conferir nossas dicas para tentar diminuir o problema.

Anúncios
Como Transferir sua Dívida?
Você sabia que é possível transferir o saldo devedor para outra instituição financeira? Talvez uma com uma taxa de juros menor? No entanto é preciso ficar atento: ao efetuar a portabilidade do financiamento você não poderá alterar o prazo nem o valor. Outro detalhe importante a ficar atento é que sempre haverá uma taxa e mais custos para efetuar a troca de banco, o que pode acabar resultado em uma troca não muito favorável. A nossa dica é só efetuar a portabilidade se a redução de taxa de juros for maior que 0,5%.
Renegocie com o seu Próprio Banco
Você pode aproveitar a crise econômica e tentar renegociar com o banco onde a dívida existe. Em épocas como essa os bancos sempre adotam medidas mais flexíveis para negociar com os clientes e não perder a oportunidade de receber todo o valor. Além disso, elas podem até conceder períodos de carência, tudo para que você consiga pagar o que deve.
Por isso o melhor a se fazer é procurar o banco onde você efetuou o contrato e explicar a sua situação. Converse com o gerente para chegar em uma conclusão e na melhor forma de pagamento para você.

Como Usar o FGTS para Quitar Dívidas
Usar o FGTS é uma maneira simples de diminuir o valor das prestações, fazendo assim uma amortização do saldo devedor. É claro que isso só será possível se você ainda não tiver usado os recursos do fundo.
Com uma parte do financiamento sendo paga, o prazo continua o mesmo, o que acontece é a diminuição no valor das parcelas, tornando mais possível que elas sejam pagas por você. Se você usou o FGTS, mas já faz mais do que 2 anos, poderá usá-lo novamente.
Vender seu Imóvel para Quitar Dívidas
Nós sabemos que conquistar a casa própria é o sonho da maioria das pessoas e nem todos estão preparados para desistir dele quando conseguem, mas às vezes é a única solução. Isso evita que você crie dívidas maiores e acabe perdendo o imóvel para o banco. Ao vender o imóvel você quita o financiamento e pode tentar a compra de um imóvel mais barato ou até mesmo voltar para o aluguel até ter condições de arcar com um financiamento novamente.
Mas venda com consciência: nada de valores absurdos. Ofereça um preço menor do que o que pagou, já que o mercado está em crise.

Não Entre em um Financiamento que Não Poderá Pagar
Essa dica é mais uma prevenção para você que está pensando em adquirir a casa própria. Não deixe se levar pela emoção, pense com cuidado e avalie todas as suas opções. Veja se daqui há 5 anos você ainda terá condições de continuar pagando o financiamento. Só feche o contrato quando tiver certeza e, de preferência, faça um financiamento mais acessível, com preços menores que você tem certeza que conseguirá pagar.