1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Como se tornar um paisagista?

Se tornar um paisagista fará de você uma pessoa que lida com plantas diariamente, além de também ser preciso lidar com terra e várias outras coisas. Se tornar um paisagista pode ser mais difícil do que parece, pois é preciso pesquisar bastante e conhecer sobre os diferentes tipos de espécies de plantas, seus detalhes, características, necessidades de cultivo e muito mais.

Nada melhor do que se preparar por meio de um curso na área, mas a profissão exige muito mais do que isso. O curso é uma boa opção, mas abaixo trazemos mais algumas dicas que vão lhe ajudar a se tornar um ótimo paisagista.

O que é preciso para se tornar um paisagista?

Se você quer seguir por essa profissão, é essencial que goste de plantas e de lidar com a terra, pois isso estará constantemente presente no seu dia a dia. É preciso também ter um pouco de criatividade para conseguir crias lindos projetos. Os interessados devem fazer cursos de jardinagem para aprenderem o básico sobre as plantas, cultivo, regas, entre outros fatores.

paisagista

paisagista. Imagem:divulgação

Lembre-se que um paisagista não é um jardineiro, mas ainda assim é preciso ter certas noções para que consiga realizar o seu trabalho da melhor forma possível e criar lindos vasos de plantas, que combinem com o ambiente ou atendam às necessidades do cliente.

Paisagismo

O paisagismo está relacionado com várias outras carreiras e profissões, como Arquitetura, Desenho Geométrico, entre outras. Em um curso na área o aluno entenderá que as plantas são elementos vivos e a partir de então, aprenderão a trabalhar com elas da melhor forma possível.

O paisagista tem como função criar locais verdes, mas também deve se encarregar de cuidar da iluminação, das cores e do tamanho de toda a área em que irá trabalhar. Infelizmente ainda não há nenhum curso de graduação em Paisagismo, mas há um de pós-graduação para profissionais formados nas áreas mencionadas. Caso você não tenha formação em nenhuma área, pode buscar um curso técnico em paisagismo para aprender tudo que precisa para trabalhar na área.

Curso de Pós-Graduação de Paisagismo

O curso de pós-graduação em Paisagismo pode ser feito por todos os profissionais formados em Engenharia, Arquitetura ou até mesmo Agronomia. Durante esse curso, algumas das disciplinas estudadas são as seguintes: História da Paisagem e do Urbanismo, Vegetação: componente ambiental aplicado ao projeto, Projeto de Paisagismo – Residencial, Comercial, Praças e Parques, Noções de Topologia, Arquitetura da Paisagem e Sustentabilidade, Projetos para o Espaço Público, Biomas Brasileiros e Ecologia Urbana, Aspectos Técnicos da Infraestrutura do Projeto Paisagístico, entre outros.

Curso de paisagista

Curso de paisagista. Imagem:divulgação

Esse curso pode ser encontrado nas principais faculdades privadas de nosso país, como UNOPAR, Anhanguera, UNICID, Pitágoras e em várias outras, basta pesquisar as que existem em sua região e conferir se elas oferecem.

Onde um Paisagista pode atuar?

Felizmente o mercado de trabalho para essa área está cada vez crescendo mais. Os profissionais possuem um salário médio de R$2 mil, no entanto, é um serviço solicitado mais por empresas ou por pessoas de uma classe social mais elevada.

O paisagista pode atuar no ramo da Arquitetura de Interiores e Paisagismo, assim como na Arquitetura da Paisagem, tanto no âmbito público quanto privado. Esse profissional tem sido extremamente necessário para criar áreas verdes de lazer em diversas cidades, como nas praças públicas.

É preciso de um bom profissional para ornamentar as plantas de forma que combinem, fiquem harmoniosas e passem a imagem correta para os cidadãos. Há vários cursos espalhados pelo país no ramo, procure em sua região e não adie mais o seu sonho. Você pode começar o quanto antes a trabalhar na área de seu interesse.

Recomendados para você: