1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como utilizar o Bokashi

Você sabe o que é Bokashi? Ele nada mais é do que um adubo, sendo muito usado para melhorar a fertilidade química e física de um solo. Sua ação permite que o desenvolvimento microbiológico do solo seja saudável e traz centenas de benefícios para o local onde é aplicado.

Ele é considerado por muitos um fertilizante muito poderoso, pois é totalmente capaz de ajudar na recuperação de vários solos. O Bokashi pode ser comprado pronto ou preparado em casa, mas isso não altera a sua forma de uso, muito menos os seus benefícios. O bokashi pode ser usado em jardins, vasos, hortas, pomares e em vários outros locais que precisem de ajuda.

Veja como usar o bokashi

Você deve usar cerca de 400 gramas de bokashi por metro quadrado em várias situações, como quando for preparar o solo ou quando for fazer a implantação de um jardim ou horta. Essa quantia deve ser seguida ainda mais a risca se o solo estiver muito degradado. Essa quantia deve ser incorporada à primeira camada do solo, mas não se esqueça de adicioná-lo usando uma matéria química.

bokashi

bokashi. Imagem:divulgação

Matérias químicas que podem ser adicionadas com o bokashi são as seguintes: composto orgânico, folhas secas e aparas de grama. Você deve aplicar o bokashi no solo com pelo menos 10 dias de antecedência do plantio.

Bokashi para jardins saudáveis

O termo ‘jardins saudáveis’ é apenas uma forma de explicar que o bokashi pode ser usado caso você já tenha um jardim, mas queira mantê-lo vistoso e totalmente livre de pragas e doenças. Em caso de jardins já implantados o indicado é usar cerca de 150 gramas/metro². Use incorporando ao solo ou em coberturas, para fazer adubação de gramados.

Você só deve ter cuidado na hora de usar o bokashi com flores e outras plantas mais tenras. Aplique diretamente nas entrelinhas do plantio, usando a mesma medida citada anteriormente.

Bokashi para árvores e arbustos

Para aplicar o bokashi em árvores e arbustos, você primeiro deverá fazer uma demarcação na área de projeção da copa. O bokashi deve ser incorporado na primeira camada do solo. A quantidade que deve ser aplicada dependerá da planta, do seu porte e produtividade, mas deve sempre ficar entre 300 e 600 gramas.

bokashi

bokashi. Imagem:diuvlgação

Você deve aplicar de acordo com a necessidade de suas plantas, fazendo aplicações principalmente antes das florações e frutificações ou ainda nas épocas que houver maior crescimento vegetativo.

Use bokashi para orquídeas

O bokashi também é usado nas orquídeas, pois oferece vantagens especiais para essa família de plantas. Por exemplo, usar o bokashi irá ajudar o crescimento das raízes, além de promover melhores florações. Você deve usar apenas pequenos sachês nas orquídeas, colocando o adubo dentro do sachê, amarrando bem e colocando no local, preferencialmente no tronco das árvores.

Outras formas de usar o bokashi

O bokashi também pode ser usado para melhorar a compostagem, principalmente no minhocário. A quantidade de bokashi sempre dependerá do que está sendo decomposto, assim como o volume. Você deve sempre preferir usar pequenas doses e, se achar necessário, acrescentar mais.

A partir do bokashi também é possível criar outros produtos, como um biofertilizante que pode ser usado com um pulverizador para as plantas. Você deve tomar outros cuidados quando for usar o bokashi, principalmente em relação ao seu uso em excesso, que deve ser evitado. Você deve olhar a idade do bokashi quando for usar, pois ele não pode ter mais do que 6 meses. Evite aplicar o bokashi no colo de plantas e também evite sua utilização se ele possuir cheiro muito ruim e podre.

Recomendados para você:

Tags: