1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Duas formas de fazer compostagem

A compostagem nada mais é do que o ato de reciclar o seu lixo orgânico, pois assim você estará contribuindo para diminuir o lixo doméstico que é um dos maiores. Dessa forma você ainda estará produzindo um adubo de qualidade que pode ser usado nas plantas do seu jardim, caso possua um.

Você irá reciclar resíduos orgânicos escolhendo uma das formas que apresentaremos hoje. Vale lembrar que para fazer a compostagem você não precisa ter conhecimento na área de jardinagem nem nada disso, basta seguir dicas que podem ser encontradas facilmente na internet e você conseguirá realizar da forma ideal.

Compostagem em Pilha

A compostagem pilha é uma técnica mais recomendada para pessoas que possuem um espaço grande nos fundos de casa. Essa técnica usa bastantes galhos e folhas de árvores, por isso certifique-se de ter em casa. Você deve criar a pilha de compostagem e criar uma depressão no topo para que ela possa reter água. Sempre que ela estiver seca você deverá regar com a mangueira por meio da depressão. A pilha deve sempre ficar úmida.

fazer compostagem

fazer compostagem. Imagem:divulgação

Você também deve revolver a pilha com frequência para que ela receba a circulação de ar que precisa para acelerar o processo. Antes de colocar os materiais na pilha, você deve cortá-los em pequenos pedaços se for possível. Nesse tipo de compostagem você pode colocar descartes de cozinha, recortes de gramas, papel picotado plantas livres de doenças e até mesmo folhas mortas. A sua pilha deve possuir palha, folhas de pinheiro e outros itens desse tipo para afastar o mau odor.

Dicas para sua compostagem em pilha

Caso a sua pilha fique muito molhada, você pode retirar o excesso de água adicionando folhas secas picadas. A pilha de compostagem deve ser coberta com uma camada de grama de, no mínimo 2,5 e no máximo 5 centímetros.

Caso a pilha seja muito pequena, pode acontecer do centro da pilha estar muito quente, por isso você deve adicionar mais material orgânico. Você saberá que sua pilha está pronta quando sua aparência for escura e quebradiça, além de que o seu cheiro deverá ser de terra.

Compostagem com minhocas

A compostagem com minhocas é uma técnica extremamente indicada para pessoas com espaços menores, pois é uma compostagem que pode ser montada em qualquer canto da casa. Essa técnica pode ser feita por meio de 6 passos: construindo o lar das minhocas, fazendo a cama delas, colocando-as no local, alimentando seus novos bichinhos, realizando uma manutenção periódica, depois recolhendo e usando o húmus.

fazer compostagem

fazer compostagem. Imagem:divulgação

Você pode usar uma caixa de madeira para ser o lar delas, onde você colocará restos de comida, bloquear a luz e ainda regular a umidade que chega no ambiente. As caixas devem ter de 50 até 100 furos, variando de acordo com o seu tamanho. É preciso de 3 caixas, uma será a coletora do chorume e as duas outras serão as caixas digestoras. Adicione o húmus e depois as minhocas. Para produzirem o adubo, as minhocas precisam de restos de alimentos com frequência, por isso você deve guardar os restos para depois coloca-los no sistema.

Dicas para sua compostagem com minhocas

As minhocas devem ser alimentadas uma vez por semana, colocando pequenas porções em um canto. Assim que elas começarem a reprodução, você deve adicionar 25% de material orgânico por metro quadrado, por semana.

Você deve evitar alimentas as minhocas com os seguintes alimentos: laticínios, fezes caninas ou felinas, alimentos cítricos, carne, gorduras ou restos de alimentos gordurosos e galhos. Você não deve alimentá-las demais, de modo contrário o local pode obter um odor nada agradável.

Recomendados para você: