Anúncios
Sair do aluguel é o sonho de milhões de pessoas, mas não é fácil de realizar. Com o lançamento de programas voltados para a Habitação Popular isso ficou menos complicado. O Governo Federal possui alguns mecanismos para facilitar essa tarefa para quem deseja. Aqui vamos falar tudo sobre esses programas.
O que é Habitação Popular?
Os programas de Habitação Popular são dedicados para pessoas que desejam comprar um imóvel, mas não possuem condições. Dessa forma a Caixa Econômica oferece opções com baixos preços. Para ter direito a essas vantagens é fundamental cumprir algumas exigências, como estar abaixo da renda máxima permitida.

Anúncios
Minha Casa Minha Vida
O Minha Casa Minha Vida é o maior programa de habitação popular do Brasil. O sistema foi criado pelo Governo Federal, junto com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil em 2009. Ele já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas, que puderam comprar imóveis novos, na planta ou usados. Todas as moradias vendidas possuem uma revisão do banco, para verificar as condições no momento da entrega.
O Minha Casa Minha Vida possui os juros mais baixos do mercado e pode ser pago em até 30 anos. O programa está disponível em todo o Brasil, com vendas que não param de acontecer.
Feirão Caixa da Casa Própria
Todos os anos a Caixa Econômica realiza feirões nas maiores cidades brasileiras. São oferecidos imóveis em todas as modalidades. A vantagem de fazer uma compra nesses eventos é receber bônus especiais, que variam a cada edição. Os financiamentos são realizados pelo Minha casa Minha Vida, aproveitando sua taxa de juros e tempo para pagar.
Habitação Rural
O programa de Habitação Rural é um dos braços do Minha Casa Minha Vida, que oferece valores para famílias que moram no interior e desejam comprar uma residência. Para ter acesso ao sistema deverá cumprir algumas exigências, como estar em dia com os órgãos que controlam o meio rural.
Operação Coletiva FGTS
É um programa com recursos vindos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Seu objetivo é atender as necessidades das famílias com baixa renda em relação a moradias. Os valores são oferecidos diretamente para a pessoa física, e organizados de forma coletiva. Serve para a compra de terrenos, construção de imóveis, compra de moradias, ou para comprar materiais de construção.
Programa de Crédito Solidário
Ele funciona de acordo com o FDS (Fundo do Desenvolvimento Social). É um sistema que facilita o crédito para pessoas que fazem partes de cooperativas ou associações privadas sem fins lucrativos. É oferecido principalmente para quem ganha até R$ 1.125,00. Não é permitido para quem já foi beneficiado por outro programa de Habitação Popular.

Crédito Fundiário
É destinado para os trabalhadores rurais que possuem pouca ou nenhuma terra e desejam comprar. Também pode ser utilizado para melhorar a estrutura da propriedade rural.
Além disso, pode utilizar para a preparação do solo, compra de implementos, além de outras necessidades para melhorar a produção. O sistema visa fortalecer a agricultura familiar. Para participar a renda familiar deve ser inferior a R$ 15 mil.