1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Programa casa verde e amarela – Crédito para comprar sua Casa Própria

Anúncios

Minha Casa Minha Vida ou Casa Verde e Amarela?

O Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional do governo federal, criado em 2009 pela gestão do então atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. O programa tem como objetivo possibilitar que famílias de baixa renda consigam adquirir sua casa própria, através de iniciativas oferecidas pelo governo.

O programa visa tornar cada vez mais democrático o acesso à moradia, para que populações de todas as faixas de renda consigam ter acesso a residências próprias.

Anúncios

O Minha Casa Minha Vida conta com regras específicas que possibilitam que famílias que encontram-se em situação de baixa renda, consigam ter acesso a melhores possibilidades e oportunidades de crédito e negociações.

O programa foi responsável por auxiliar milhões de famílias a saírem do aluguel, e conseguirem adquirir suas residências próprias, desde a sua criação, transformando totalmente a história da habitação no país. Ele pode ser considerado o maior programa de habitação já criado no Brasil.

A iniciativa oferecida pelo governo tem como objetivo disponibilizar condições mais acessíveis de financiamentos a famílias que possuem uma renda mensal bruta de até 7 mil reais ao mês.

Entretanto, desde agosto do ano passado, o Minha Casa Minha Vida vem passando por reformulações, e parte dele já foi extinta.

A gestão do atual presidente da república, Jair Bolsonaro, lançou o programa Casa Verde e Amarela, com o intuito de substituir o programa Minha Casa Minha Vida, oferecendo alterações na sua formulação, e realizando ampliações que deverá possibilitar que o programa atinja um número maior de famílias.

Por mais que o programa Minha Casa Minha Vida esteja sendo desmanchado, ele ainda está funcionando em parte, e deverá beneficiar mais de um milhão e meio de famílias de baixa renda, com financiamentos acessíveis que deverão ir até 2024.

Quem ainda pode ser contemplado pelo Minha Casa Minha Vida em 2021?

Como já dissemos, o programa passou por uma grande redução neste ano de 2021, e parte das famílias que teriam acesso aos benefícios do financiamento habitacional não poderão mais participar do programa, passando a integrar o novo programa do governo federal, Programa Casa Verde e Amarela.

As famílias que ainda podem ser contempladas pelo financiamento do Minha Casa Minha Vida, serão aquelas da Faixa 1, ou seja, famílias com renda per capita de até R$1.800,00 mensais.

Neste caso, a Caixa Econômica Federal, parceira do programa habitacional, oferecerá financiamentos com parcelamento de até 120 vezes, contando com parcelas que podem variar entre 80 e 270 reais por mês, que irão variar de acordo com a renda bruta da família.

E para facilitar o acesso ao programa, o imóvel a ser adquirido servirá como garantia, para que a família seja contemplada com o financiamento.

Já as famílias com renda mensal de até 7 mil reais, que possuem operações realizadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, foram transferidas para o novo programa Casa Verde e Amarela.

Quais os pré-requisitos para contratar o financiamento?

  • Renda bruta familiar de até R$1.800 per capita.
  • Não possuir casa própria.
  • Nunca ter sido beneficiário de programas habitacionais municipais, estaduais ou federais.

Como contratar o financiamento?

Caso a sua família esteja dentro da faixa a qual o programa é voltado, é necessário que você se encaminhe até a prefeitura da sua cidade ou até uma entidade que faça parte do programa, para realizar a inscrição da sua família e começar o processo de seleção.

Depois que a prefeitura da sua cidade realizar uma análise e realizar uma seleção das famílias, os cadastros serão enviados para a Caixa Econômica Federal, que irá avaliar e validar a inscrição.

Se estiver tudo certo, a Caixa entrará em contato com você, a fim de informar o dia do sorteio das unidades e combinar o dia da assinatura do seu contrato.

Se a sua solicitação tiver sido diretamente com a Caixa, é realizada uma análise dos seus documentos e da documentação do imóvel que você selecionou, e então você terá acesso às melhores condições oferecidas para o seu financiamento habitacional.

Por fim, você deverá se dirigir até o local, no dia e horário combinados, para realizar o processo de assinatura do contrato do seu financiamento.

Comente (será moderado)