Anúncios
Comprar uma casa para chamar de sua é o desejo de milhões de brasileiros que moram de aluguel. Até pouco tempo atrás isso parecia um sonho inatingível, mas com a criação do Minha Casa Minha Vida a realidade vem mudando. O programa está disponível em Porto Alegre, e aqui falaremos tudo sobre ele.
Como Funciona o Minha Casa Minha Vida?
O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal criado em 2009, que está disponível em diversas cidades brasileiras. Ele serve para financiar imóveis na planta, novos e usados. O dinheiro é pago diretamente para o vendedor, através da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. O sistema oferece moradias dignas para as famílias com pouca condição financeira. Atualmente está na terceira fase, já tendo atendido mais de 10 milhões de pessoas.

Anúncios
Quem Pode Participar do Minha Casa Minha Vida?
Para participar do programa a pessoa solicitante deve ter mais de 18 anos, não ter utilizado outros benefícios habitacionais, não ter mexido no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nos últimos cinco anos, não ter imóvel em seu nome e estar morando em Porto Alegre a pelo menos três anos.
Como fazer a Inscrição no Minha Casa Minha Vida?
A inscrição para o Minha Casa Minha Vida deve ser feita diretamente com a prefeitura de Porto Alegre. O cadastro é on-line, o que facilita a diminuição de filas e perda de tempo. Para fazer a inscrição basta clicar aqui(http://www2.portoalegre.rs.gov.br/).
Como é Realizado o Sorteio do Minha Casa Minha Vida?
Nas grandes cidades, como Porto Alegre, são realizados dois tipos de sorteios relacionados ao Minha Casa Minha Vida. O primeiro serve para definir quem irá ter o direito de comprar um imóvel, pois o número de solicitações é maior do que o de vagas.
O segundo serve para as famílias que compraram um imóvel em conjunto habitacional, e devem aguardar a realização do sorteio para definir a moradia para cada família. Ambos são realizados pela prefeitura de Porto Alegre, que irá marcar uma data para isso.
Documentos para se Inscrever no Minha Casa Minha Vida
É necessário informar os documentos pessoais de toda a sua família, como o RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoa Física), um comprovante de estado civil, e comprovante de renda dos últimos seis meses. Em alguns casos, são pedidos outros documentos.

Pagamento do Minha Casa Minha Vida
O pagamento do Minha Casa Minha Vida é facilitado, podendo ser quitado em até 30 anos. A taxa de juros é baixa, variando de acordo com a renda familiar. Como é um financiamento longo, existem garantias para que o pagamento ocorra, como a utilização do FGTS. Em alguns casos, as parcelas diminuem com o passar dos anos.