Posso comprar o imóvel utilizando recurso do FGTS?

Cartão Reforma x programa minha casa melhor
Cartão Reforma x programa minha casa melhor
Anúncios

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é um direito que todo trabalhador tem e pode ser usado para diversos fins, como a aquisição do imóvel próprio. O FGTS é pago pelo empregador e depositado mensalmente em uma conta com o nome do trabalhador na CAIXA. Para cada emprego, uma nova conta é criada. É preciso depositar na conta do trabalhador 8% referentes ao FGTS, sendo que 6% sai do bolso do empregador e os outros 2% do salário.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o saque e o uso do FGTS para comprar imóvel próprio, e a seguir nós explicamos tudo.

Posso comprar o imóvel utilizando recurso do FGTS?
Anúncios
Posso comprar o imóvel utilizando recurso do FGTS?

Sacar FGTS para compra de imóvel

O FGTS pode sim ser sacado para a compra de imóvel, seja em financiamento do Minha Casa Minha Vida ou em um financiamento comum. No entanto, para isso, o trabalhador deve preencher alguns requisitos. Por exemplo, é preciso contar com pelo menos 3 anos, levando em conta todos os períodos de trabalho, sob o regime do FGTS. Também não deve possuir qualquer outro imóvel em seu nome.

Posso usar FGTS para comprar material de construção

O uso do FGTS para compra de material de construção não é possível, somente para a compra de um imóvel em construção. No entanto, utilizar o FGTS somente para adquirir os materiais para uma obra ou reforma está totalmente proibido.

Além de não poder usar o FGTS para compra de material de construção, o uso do mesmo está proibido também em caso de: imóvel comercial, reformar ou aumentar imóvel, comprar terrenos sem construção e imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.

Posso usar FGTS para comprar imóvel em outra cidade

Se você desejar usar o FGTS para comprar um imóvel, o mesmo deve estar localizado no mesmo município onde a pessoa realize o seu trabalho, nos municípios que fazem limites ou da mesma região metropolitana. Também há outro caso, onde o imóvel deve estar localizado no mesmo município onde a pessoa comprove morar por pelo menos um ano, nos municípios limites ou da mesma região metropolitana.

Utilização FGTS para amortização

O FGTS também pode ser usado para amortizar ou acabar com o saldo devedor de um financiamento. Usar o FGTS para quitar totalmente a dívida ou pagar somente uma parte da mesma é possível desde que o financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

Posso comprar o imóvel utilizando recurso do FGTS?
Posso comprar o imóvel utilizando recurso do FGTS?

Para usar o FGTS você deve consultar o saldo do mesmo, na internet ou em uma agência, e reunir os documentos para entrega-los na Caixa. Se tudo for aprovado, o crédito do FGTS é liberado para você investir aonde quiser.

FGTS compra imóvel a vista

O FGTS pode ser usado para comprar um imóvel à vista, ou seja, sem financiamento, somente em caso de um imóvel avaliado nos limites do Sistema Financeira de Habitação pelo Conselho Monetário. A maioria dos bancos disponibiliza esse serviço, por isso basta comparecer no que desejar com seus documentos e solicitar a compra do imóvel à vista.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

Feirão da Caixa oferecerá mais 230 mil imóveis em 14 cidades do país

Next Post
Minha Casa Minha Vida

Várzea Grande recebe 1,2 mil moradias do Minha Casa Minha Vida

Related Posts