Pronaf – Documentos Necessários

Anúncios

Hoje em dia existem diversas opções diferentes de linhas de crédito não é mesmo? Cada linha de crédito é voltada para o que o cidadão mais precisa no momento, ou seja, linha de crédito para estudos, reforma, construção, crédito pessoal e muitas outras opções de financiamentos. Uma dessas opções de linha de crédito é o Pronaf, você já ouviu falar desse tipo de financiamento? O Pronaf vem oferecendo diversas linhas de financiamento para o produtor rural, confira aqui tudo sobre o Pronaf Rural, o que é, como funciona, quais são os documentos necessários e muito mais sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, confira.

Pronaf – O que é Isso?

O PRONAF é o chamado Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, esse programa de fortalecimento da agricultura familiar é responsável por fazer o financiamento de vários projetos individuais e projetos coletivos que sejam capazes de gerar renda aos agricultores familiares e também aos assentados da reforma agraria.

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. (Imagem: Divulgação)
Anúncios
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. (Imagem: Divulgação)

O pronaf rural é, hoje em dia, extremamente importante, isso porque através do Pronaf os agricultores contam com as menores taxas de juros de todos os financiamentos rurais, além de contar também com as menores taxas de inadimplência.

Pronaf – Como Funciona?

A forma de funcionamento do Pronaf é bastante simples, primeiro de tudo a família deve decidir o que ela deseja financiar e com tudo decidido é hora de procurar o sindicato rural ou então uma empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural para que seja obtida a declaração de aptidão ao Pronaf que será emitida de acordo com a renda anual e também com as atividades exploradas.

Com tudo isso é possível direcionar o agricultor a todas as linhas de crédito existentes e que ele tem direito. Importante lembrar que o agricultor deve estar com o CPF regularizado e sem dívidas. Confira quais são as linhas de crédito.

O Pronaf é um programa de fortalecimento da agricultura familiar é responsável por fazer o financiamento de vários projetos individuais e projetos coletivos. (Imagem: Divulgação)
O Pronaf é um programa de fortalecimento da agricultura familiar é responsável por fazer o financiamento de vários projetos individuais e projetos coletivos. (Imagem: Divulgação)

Pronaf – Quais São as Linhas de Crédito?

O Pronaf possui diversas linhas de crédito, cada uma das opções é para diferentes financiamentos, dessa forma o agricultor poderá escolher a melhor opção para ele, confira alguma delas:

  • Pronaf Custeio – É o financiamento das atividades agropecuárias e de beneficiamento ou industrialização e comercialização de produção própria ou de terceiros enquadrados no Pronaf.
  • Pronaf Mais Alimentos – É o financiamento da implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços, agropecuários ou não agropecuários, no estabelecimento rural e também em áreas comunitárias rurais próximas, dependendo do que o agricultor deseja.
  • Pronaf Agroindústria – Esse é o financiamento de investimentos e também em infraestrutura, essa linha de crédito visa o beneficiamento, o processamento e a comercialização da produção agropecuária e não agropecuária, de produtos florestais e do extrativismo, ou de produtos artesanais e a exploração de turismo rural.
  • Pronaf Agroecologia – Nesse caso é um financiamento de investimentos dos sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento.
  • Pronaf Eco – O financiamento Eco é de investimentos em técnicas que minimizam o impacto da atividade rural ao meio ambiente, bem como permitam ao agricultor melhor convívio com o bioma em que sua propriedade está inserida.
  • Pronaf Floresta – O Pronaf Floresta é o financiamento de investimentos em projetos para sistemas agroflorestais; exploração extrativista ecologicamente sustentável, plano de manejo florestal, recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente e reserva legal e recuperação de áreas degradadas.
  • Pronaf Mulher – financiamento de investimentos de propostas de crédito da mulher agricultora.
  • Pronaf Jovem – Financiamento de investimentos de propostas de crédito de jovens agricultores e agricultoras.

Você pode conferir todas as opções de linhas de crédito através do site.

O Pronaf possui diversas linhas de crédito, como por exemplo: Pronaf Eco, Pronaf Jovem e Pronaf Mulher. (Imagem: Divulgação)
O Pronaf possui diversas linhas de crédito, como por exemplo: Pronaf Eco, Pronaf Jovem e Pronaf Mulher. (Imagem: Divulgação)

Pronaf – Quais são os Documentos Necessários?

O agricultor precisa ter em mãos os comprovantes de renda e residência, além disso é necessário estar também com os documentos pessoais em mãos. Importante lembrar que o agricultor precisa estar com o CPF em dia e não ter nenhuma dívida no nome. Você pode conferir maiores informações sobre o Pronaf acessando o site. Acesse agora mesmo e confira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post
minha casa minha vida

O que é o cadastramento de habitação popular?

Next Post

Veja as Garantias de seu Imóvel

Related Posts