Saiba como Funciona o Pronaf ?

Saiba como Funciona o Pronaf ?
Saiba como Funciona o Pronaf ?
Anúncios

O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) existe há mais de 20 anos e é um exemplo de política pública que foi bem-sucedida. Ele já beneficiou mais de 2,6 milhões de famílias, em 5.379 municípios de todo o país.

Saiba mais informações,

Como Funciona o Pronaf?

É extremamente fácil participar do programa. A família que decidir pedir o financiamento deve se dirigir ao sindicato rural ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), afim de obter a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que será feita de acordo com a renda anual, a produção e as atividades desenvolvidas pela família.

Saiba como Funciona o Pronaf ?
Anúncios
Saiba como Funciona o Pronaf ?

Os créditos concedidos aos agricultores familiares podem ser individuais ou coletivos e podem ser destinados ao custeio das atividades e ao investimento afim de ampliar ou modernizar a estrutura de produção. Sendo qualquer o objetivo, o programa busca sempre o desenvolvimento da produção rural.

O que é o Pronaf?

O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é um programa de financiamento de verba, com baixos percentuais de juros, destinado a agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

O programa está disponível para auxiliar as famílias que trabalham com agricultura, para todos os tipos de necessidades, desde o crédito necessário para custear a safra até a utilização para compra de novos maquinários.

Pronaf Jovem

Existem também créditos que amparam jovens entre 16 e 29 anos. O limite de crédito cedido é de 15 mil reais, e pode-se pedir esse financiamento até 3 vezes, desde que o anterior já tenha sido quitado. A taxa de juros cobrada é de 2,5% ao ano.

Para pedir esse financiamento o jovem deve integrar unidades familiares que se enquadrem em uma ou mais das seguintes condições:

– Tenha concluído ou estejam cursando o último ano em centros familiares rurais de formação por alternância, que atendam à legislação em vigor para instituições de ensino;

– Tenha concluído ou estejam cursando o último ano em escolas técnicas agrícolas de nível médio ou, ainda, há mais de um ano, curso de ciências agrárias ou veterinária em instituição de ensino superior, que atendam à legislação em vigor para instituições de ensino;

Saiba como Funciona o Pronaf ?
Saiba como Funciona o Pronaf ?

– Tenha orientação e acompanhamento de empresa de assistência técnica e extensão rural reconhecida pela SAF/MDA e pela instituição financeira;

– Tenha participado de cursos de formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ou do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo).

Pronaf mais Alimentos

O Pronaf também possui uma linha de crédito para financiar investimento na produção da família. Podem ser feitos financiamentos individuais de até 150 mil e coletivos de até 750 mil, com juros de 2% ao ano, com carência de 3 anos e até 10 anos para fazer o pagamento total. Já para financiamentos referentes a estruturas de armazenagem, pode-se aumentar o prazo de pagamento para até 15 anos e o valor do financiamento pode chegar a 300 mil reais.

Essa linha contempla as seguintes atividades: açafrão, arroz, cana-de-açúcar, café, centeio, feijão, mandioca, milho, palmácea para produção de palmito, soja, sorgo, trigo, erva-mate, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post
PEP – Financiamento Estudantil Privado. Como se Inscrever

PEP – Financiamento Estudantil Privado. Como se Inscrever

Next Post
minha casa minha vida

Minha Casa Minha Vida – Recursos FAR

Related Posts